Logística 4.0: como os AMRs vão impactar na movimentação de materiais?

5G em AGvs
5G em veículos autoguiados: saiba como essa tecnologia será aplicada 
3 de junho de 2022
Fábricas inteligentes: o que são e como operam?
23 de junho de 2022

Logística 4.0: como os AMRs vão impactar na movimentação de materiais?

Um mundo onde não exista a influência da tecnologia é algo inimaginável. Cada vez mais estamos em contato com novas estratégias, ferramentas e ideias que têm por objetivo otimizar as atividades do dia a dia, o tempo e os recursos usados. 

Essa situação se repete na movimentação de materiais, já que a logística 4.0 conquista cada vez mais espaço no mercado industrial e de armazenamento, aumentando a competitividade no setor.  

Em empresas com status nacional e internacional, o uso de AGVs e AMRs tem aumentado de forma exponencial, onde cada tecnologia possui suas vantagens e desvantagens. Essas tecnologias buscam mais eficiência e resultados positivos na gestão de armazéns.  

Afinal, qual a importância dos AMRs no planejamento da operação logística e como essa tecnologia se complementa aos AGVs e ajuda a aumentar a produtividade e lucratividade das empresas? Neste artigo vamos responder essas e outras perguntas. 

Continue conosco e boa leitura!

Como funcionam os AMRs na logística 4.0?

Os AMRs, ou “Robôs Móveis Autônomos”, são uma solução que movimentam materiais entre diferentes locais dentro da sua indústria ou armazém.

Os AMRs trazem consigo o ponto positivo de se moverem em qualquer direção, independentemente se existirem obstáculos em seu caminho. De forma resumida, o AMR se locomove usando mapas pré-carregados das plantas do local ou por desenhos que o seu software constrói no local.  

A partir do momento que ele recebe um comando, ele executa a tarefa, percorrendo o caminho de menor distância e que leve menos tempo, da mesma forma que o GPS de um carro recomendaria. 

E para isso, os AMRs utilizam sensores, dados de câmeras e scanners a laser, como também um programa sofisticado que detecta todos os elementos em seus arredores e ajuda a escolher o caminho mais eficiente possível.

De forma complementar aos AGVs, os profissionais encarregados da operação logística conseguem, com os AMRs, criar rotas mais personalizadas, respeitando as necessidades estratégicas. 

Outro ponto é que os AMRs conseguem, também, detectar movimentos humanos, trazendo mais segurança ao local e aumentando a produtividade da equipe como um todo. 

Quais são as vantagens do AMRs na minha operação logística?

Quando implementamos esse tipo de tecnologia, buscamos uma maior produtividade nos processos, o que acarreta em ganhos maiores e conquistas de mais clientes para a sua empresa. 

Vamos apresentar alguns dos principais benefícios que os AMRs trazem para a movimentação de materiais.

Segurança

Um veículo AMR tem a capacidade de dar total segurança durante os trabalhos com os colaboradores no local. Caso uma pessoa circule na rota do robô ou estiver nas proximidades, ele para de forma instantânea e aguarda até que o funcionário passe e retoma o seu percurso.  

Produtividade

Sem a necessidade de intervenções humanas a todo momento, o modelo AMR consegue produzir bons resultados durante 24 horas e 7 dias da semana, diminuindo o tempo e os custos dos processos logísticos. 

Outra vantagem é que o AMR consegue se auto recarregar. De forma automática, ele espera o melhor momento para se deslocar até a estação mais próxima para fazer o carregamento, para em seguida retornar às atividades.

Essa atividade é realizada em momentos onde haja menor fluxo de trabalho, procurando sempre evitar que a sua bateria fique 100% descarregada. 

Personalização

Esse tipo de robô pode ser personalizado conforme as necessidades da operação logística. Um exemplo prático é programar suas tarefas de acordo com o tipo de carga, o peso e o local. 

O AMR também faz a coleta de dados personalizados, como gráficos e relatórios que o ajudarão a tomar decisões mais assertivas. 

Instalação simples

Bons gestores têm o conhecimento de que as melhorias adotadas em armazéns necessitam de um bom planejamento, para que todas as partes da operação logística estejam alinhadas, resultando em mais negócios para a empresa. 

É por isso que, ao escolher pelo uso de AMRs junto aos AGVs em sua cadeia logística, você lida com uma instalação simples, não exigindo grandes mudanças na estrutura do ambiente. 

Baixo custo

Os AMRs, graças à tecnologia que tem em si, não exigem manutenções recorrentes, como troca de baterias ou peças sobressalentes. 

AMRs são uma boa solução?

Os robôs AMR são uma excelente adição para indústrias e armazéns que apostam na logística 4.0 para alavancarem seus negócios, sendo importantes para complementarem os processos que os AGVs executam.

Quer saber mais sobre como a logística 4.0 pode impactar a movimentação de materiais em seu armazém ou indústria? Você pode contar com a SINOVA para te apresentar as melhores soluções. Entre em contato com nossos especialistas.